Página inicial‎ > ‎

Dia da Polícia Civil

          O site do 10º BPM parabeniza a todos os integrantes da Policia civil pela passagem de seu aniversário.
Dia Três de Dezembro é dia da POLÍCIA CIVIL.

A organização policial de fato e autônoma no Brasil, foi oficializada através da Lei nº 261, de 03 de dezembro de 1841, assinada pelo Imperador Dom Pedro II. A data marca a criação da Polícia Civil gaúcha, da então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, determinando os cargos de Chefe de Polícia, Delegado de Polícia  e Subdelegado de Polícia  e pelo Regulamento de 31 de janeiro de 1842, era previsto ainda o cargo de "Inspetor de Quarteirão".

 

A Polícia Civil, atenta às demandas de segurança pública ao longo dos anos, foi se adaptando, sendo que em 20.12.1970 formou a 1ª turma de agentes policiais femininas e em 04.08.1987 a primeira de delegadas, com três integrantes. Todos os cargos da Polícia Civil (Delegados, Inspetores e Escrivães) têm como requisito o nível superior.

     
                          Incorporando novas tecnologias, adotando modernas técnicas de segurança, com atendimento qualificado à população, a Policia Civil torna-se uma instituição de referência no Brasil, que, como diz seu lema, uma instituição “para servir e proteger”.

                          Oficialmente a POLÍCIA CIVIL foi instalada em Vacaria no dia 23 de janeiro de 1956 e atualmente possui três Delegados de Polícia; dez Inspetores de Polícia, quinze Escrivães de Polícia; dois Investigadores de Polícia; dois Motoristas, um Agente Administrativo e seis Escriturários, além de estagiários de nível médio e nível superior, que auxiliam nos serviços administrativos.
            
                          PARABÉNS a nossa POLÍCIA CIVIL
e a todos os policiais que defendem a estrela desta instituição gaúcha, que tem nas suas cores, o preto e branco, alusão do trabalho realizado noite e dia  em busca de atender seu lema de “SERVIR e PROTEGER”.
 



 Fonte: SIPAC-DPRVacaria – PC-RS InspetorAbreu

Comments