12º BPM

12º BPM sob novo comando

– 07/12/2011POSTADO EM: NOTÍCIAS GERAIS

Major Jorge Émerson Ribas é o titular do 12º Batalhão de Polícia Militar, de Caxias do Sul

Caxias do Sul – Com quase 22 anos de Brigada Militar (BM) e há uma década na cidade, o major Jorge Émerson Ribas, 39 anos, assumiu o comando do 12° Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), cargo que era ocupado pelo tenente-coronel Haroldo Knebel, que irá para Farroupilha. Desde abril, quando foi promovido a major, Ribas era o subcomandante do 12° BPM e durante o segundo semestre foi comandante interino na ausência de Knebel, que estava em um curso de especialização, em Porto Alegre. A principal meta de Ribas é buscar uma maior integração com a comunidade.

– O primeiro passo para essa aproximação é o novo modelo de patrulhamento comunitário, que deve começar a funcionar a partir de janeiro. Queremos que isso se consolide para que possamos ampliar para outros bairros – afirma.

O plano de policiamento é do governo do Estado e conta com o apoio da prefeitura. A cidade foi escolhida para receber o projeto piloto, que inicialmente vai englobar 18 bairros.

De acordo com o major, outra forma de a população se aproximar da BM é por meio das lideranças comunitárias.

– Queremos ouvir sugestões e críticas, e os presidentes de bairros são os maiores porta-vozes. Eles devem informar as demandas de segurança. Só com o apoio da comunidade conseguiremos melhorar nosso serviço – ressalta Ribas.

O novo comandante também prevê ações internas.

– Vamos valorizar cada vez mais as ações dos policiais para que eles (os moradores) se sintam motivados – promete o major.

Ribas terá a missão de chefiar cerca de 450 PMs, divididos em quatro companhias (Macaquinhos, Cinquentenário, Cruzeiro e Operações Especiais), mais a equipe que atua no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e os brigadianos que desempenham funções administrativas.

SUELEN MAPELLI

Perfil
O major Ribas atuou por três anos no Grupo Rodoviário Estadual de Bento Gonçalves e dois anos na BM de Novo Hamburgo. É casado e pai de uma menina.

Troca também em Farroupilha

O atual comandante do 12º BPM, tenente-coronel Haroldo Knebel, irá para o 36º BPM, de Farroupilha. Knebel estava no comando caxiense há menos de um ano.

De acordo com o comandante regional da BM na Serra, coronel Nicomedes Barros Vieira Junior, as mudanças foram motivadas pela promoção do tenente-coronel Paulo Henrique Sperb a coronel. Desde janeiro deste ano, Sperb atua no Estado-Maior do CRPO/Serra, assessorando o comandante regional. Com a promoção, Sperb será chefe do gabinete do Comando-Geral da BM, em Porto Alegre. O cargo de Sperb em Caxias será ocupado pelo tenente-coronel Leonel Bueno da Silva, que atualmente comanda o batalhão de Farroupilha.

– Como o Bueno é mais experiente na Brigada, eu o convidei para assumir o Estado-Maior – explica o coronel Barros, acrescentando que a troca oficial deverá ocorrer na segunda quinzena do mês.

 

PIONEIRO

Comments