IPVA 2018

Confira as datas e formas de pagamento do IPVA 2018


O Governo do Rio Grande do Sul divulgou na manhã desta terça-feira, 12, as datas e formas de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018. A consulta dos valores, taxa de licenciamento, do Seguro DPVAT e de eventuais multas, pode ser feita no site do IPVA ou do Detran/RS. Além disto, também é possível instalar o aplicativo IPVA RS para celular para realizar a consulta.

O IPVA dos veículos em circulação (usados) será considerado lançado no dia 1º de janeiro de 2018. Os vencimentos ocorrerão no mês de abril de 2018, de acordo com o final de placa. Confira:

DESCONTOS

O desconto máximo do IPVA será de 24,73% para os condutores que se enquadrarem nos benefícios de Bom Motorista e Bom Cidadão. Para receber o benefício de Bom Motorista, o proprietário do veículo não deve ter sofrido multas. O desconto varia de 5% a 15%, de acordo com o período sem receber infrações. Já o desconto de Bom Cidadão refere-se à participação no programa Nota Fiscal Gaúcha, com descontos que variam de 1% a 5%, segundo a quantidade de notas cadastradas.

O pagamento do IPVA poderá ser realizado em cota única até o último dia útil do mês de janeiro, com desconto de 3%.  Além do pagamento antecipado em cota única, existe o parcelamento em três parcelas nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2018, com descontos de 3%, 2% e 1% respectivamente. O vencimento de cada parcela é o último dia útil de cada mês.

O parcelamento do IPVA 2018 deverá ser feito diretamente nos bancos da rede credenciada e só se inicia mediante o pagamento da primeira parcela durante o mês de janeiro de 2018. Na antecipação, o seguro DPVAT deverá ser pago junto com a cota única ou com a primeira parcela do IPVA, conforme dispõe a legislação federal.


DOCUMENTO

Após a quitação de todas as obrigações do veículo, o CRLV 2018 será entregue no endereço cadastrado, permanecendo o CRLV 2017 válido até as seguintes datas, de acordo com o número final da placa:

- 1, 2 e 3, até 30/04/2018; 

- 4 , 5 e 6, até 31/05/2018;

- 7 e 8, até 30/06/2018;

- 9 e 0, até 31/07/2018.

As datas de validade do CRLV são posteriores ao vencimento do IPVA, mas se este for pago após o vencimento, haverá acréscimo de multa moratória e juros (Selic), além da perda dos descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão.

Leia a matéria no site de origem


IPVA - Calendário Nacional:

                    Art. 2º As autoridades, órgãos, instituições e agentes de fiscalização de trânsito e rodoviário em todo o território nacional, para efeito de autuação e aplicação de penalidades, quando o veículo se encontrar fora da unidade da federação em que estiver registrado, deverão adotar os prazos estabelecidos nesta Resolução.

Em vigor!


 Algarismo final da placaPrazo final para renovação 
1 e 2 
Até setembro 
3, 4 e 5
Até outubro 
6,7 e 8
Até novembro 
9 e 0
Até dezembro 
Obs: Sempre até o último dia útil de cada mês

Comments