Policiamento Comunitário

O que é o projeto policiamento inteligente?


O projeto policiamento inteligente vem de encontro a necessidade das Corporações policiais em quebrar o pré-conceito dos policiais militares no que se refere a filosofia de polícia comunitária, ao policiamento comunitário (ação de polícia comunitária) e ao projeto de postos comunitários de segurança implementado pela PMDF.

O escopo principal é a busca da eficiência, da eficácia e da efetividade das ações policiais por meio da mudança cultural dos integrantes do sistema de segurança pública. Para isso, pretende-se iniciar um processo de mudança cultural nos próximos vinte anos. O lema aqui é: Líder de 01, Líder de 10, Líder de 100, Líder de 1.000, Líder de 10.000…

A estratégia utilizada é a distribuição de livros sobre o tema e o debate por meio de blogs, além da criação de meios auxiliares no futuro, tais como o painel nacional da segurança pública, revistas especializadas, revistas em quadrinho, criação da editora, produção de camisetas com slogans específicos, dentre outras. Atualmente já disponibilizamos mais de mil livros sobre o policiamento comunitário no DF e pretendemos disponibilizar mais 10 mil livros para quebrar o pré-conceito sobre o tema, principalmente para integrantes da Corporação, em especial, os alunos dos cursos de formação. Para isso, necessitamos de parceiros que acreditam na idéia e queiram investir em algo inovador! Cada livro pode sair por menos de 5 reais, com a ajuda de patrocínios ou compra direta pela Corporação. Um pequeno investimento para uma grande mudança no sistema de segurança pública. É investindo no capital intelectual que se constrói grandes empresas!

Objetivo Geral:

O projeto policiamento inteligente tem por objetivo prin

cipal levar aos policiais, sem custo adicional, uma aprendizagem diferenciada no campo da segurança pública, fortalecendo valores e atitudes  com a finalidade de permitir o desenvolvimento do policial por meio da análise acadêmica de projetos e reflexão de suas atitudes, proporcionando conceitos básicos de polícia, violência, cultura, polícia comunitária, mediação de conflitos, cidadania, dentre outros, de forma a oferecer ao policial, ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadas.

Objetivos Específicos:

1) Proporcionar aos policiais militares contato com as pesquisas acadêmicas de interesse das Corporações policiais;

2) Proporcionar a mudança cultural dentro das Corporações militares, objetivando uma “desmilitarização cultural”;

3) Diferenciar os conceitos de polícia comunitária e policiamento comunitário, ou seja, filosofia, método e ação;

4) Estimular os policiais a serem multiplicadores da filosofia comunitária, ou seja, a tornarem-se verdadeiros líderes, agentes transformadores, em suas comunidades.

Justificativa:

Tendo como base o paradigma da segurança cidadã, que visa uma aproximação entre a polícia e a sociedade, surge uma necessidade de uma mudança cultural dentro das Corporações policiais. O cidadão deve deixar de ser “coibido” e deve passar a ser “protegido”. Ele não é mais o inimigo em potencial, como era no paradigma da segurança nacional, pregado em tempos de ditadura.

Busca-se com o projeto policiamento inteligente, torná-lo um grande movimento em busca da eficiência, da eficácia e da efetividade das ações policiais, por meio da incorporação de temas transversais, de modo a facilitar a compreensão da realidade policial, unindo saberes acadêmicos com o conhecimento experimental, buscando desenvolver no policial a visão crítica que lhe permite um protagonismo ativo, colaborando na tomada de decisões de cunho pessoal ou corporativo, buscando a justiça, a solidariedade, a tolerância e a igualdade na sociedade complexa que se faz hoje, potencializando o conhecimento teórico e sua aplicação prática.


O segredo para atingirmos a eficiência, a eficácia e a efetividade nas ações de policiamento poderia ser resumido na “expressão matemática”:

PLANEJAMENTO + PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROCESSO + INVESTIMENTO NA BASE = MUDANÇA CULTURAL


Comments