SERVIÇOS‎ > ‎

Monitorar e-mail

Monitorando e-mail e sabendo de onde lhe enviaram.


Podemos resumir em duas etapas: encontrar o endereço ip na mensagem e localizar de onde veio aquele ip.

Vamos demonstrar como descobrir o endereço ip das mensagem dos 3 principais serviços de e-mail atualmente, GMail, Yahoo Mail e o Outlook.

Gmail do Google.

  1. Acesse sua conta e abra o e-mail em questão.
  2. Clique na seta para baixo do lado direito de responde. Escolha Mostrar Original na lista.
Você precisa olhar as linhas de textos que começam em “Recebido: de” pode ser mais fácil você pressionar Ctrl + F e fazer a pesquisa para essa frase, que também pode estar em inglês como mostra abaixo. Você verá que existem vários “Recebidos de” no cabeçalho da mensagem. Isso ocorre porque o cabeçalho da mensagem contém os endereços IP de servidores de todos os envolvidos no encaminhamento do e-mail até você.

Para encontrar o primeiro computador que originalmente enviou o e-mail, você terá que encontrar o ultimo “Recebido: de “, como pode ver na imagem acima, o primeiro refere-se a um computador chamado “aseem”, com o endreço IP 72.204.154.191. Em seguida, ela foi transferida para o meu servidor ISP em eastrmmtao104.cox.net e assim por diante até que ao servidor de e-mail onde foi enviado.

O pc aseem é da minha casa pessoal e o número de IP dele é mascarado (usei um proxy muito bom pra isso, mas isso é assunto pra outro post) , agora vou mostra como ver no Yahoo e Outlook antes de mostrar como localizar esse endereço IP.

Yahoo Mail Beta

  1. Acesse sua conta no Yahoo e abra o e-mail, certifique-se de clicar duas vezes sobre o e-mail para que ele abra em uma guia nova.
  2. No canto superior direto, você verá uma drop-down chamada standard header como opção selecionada por padrão acho que em português deve ser algo como Cabeçalho resumido.
  3. Escolha Full Header ou se preferir Cabeçalho Completo.
Novamente, você verá a mesma informação que antes, apenas em uma outra janela:

Microsoft Outlook

  1. Abra o outlook e a mensagem
  2. vá em Exibir no menu superior (na mensagem! não na janela principal – presta atenção !!!) e depois opções
Você obterá uma caixa de dialogo onde pode definir a opções de mensagem e na parte inferior você verá a caixa de cabeçalho de Internet. Por alguma razão idiota da microsoft a caixa é muito pequena e você não consigirá ver direito portanto copie e cole o texto no notepad para vê-lo mais facilmente.

Monitoramento e localização do endereço IP da mensagem.

Agora que temos os nossos originários endereços ips de 72.204.154.191, vamos descobrir onde é que ele está. Você pode fazer isso realizando uma pesquisa num localizador de endereço Ip. Meus favoritos são IP2Location e GeoBytes IP Locator.

Geobytes me deu um grande mapa com o endereço de onde está meu destinatário, juntamente com um monte de informações sobre o local, como quantidade de pessoas, etc, etc…

Se você quiser mais informações, você pode fazer um pesquisa WHOIS também. Meu favorito é o ARIN WHOIS SEARCH. Isto vai dar informações sobre os anfitriões do endereço ip de origem.

Espero ter ajudado, 

 

Sgt Élio

Abraços.


Comments